Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Top 2

Desde o início do blog que inúmeras dicas, conselhos e explanações tiveram espaço aqui, principalmente em relação à escolha da editora; dentro desta perspectiva falamos sobre cuidados com a diagramação, revisão, capa, além de explicarmos sobre os tipos de contrato de venda feitos pelas livrarias. Mas hoje iremos focar em dois aspectos, se não os mais importantes, pelo menos figuram dentro de tal grupo, distribuição e canal de comunicação entre autor e editora.
Preste muita atenção você que está para publicar sua primeira obra, quem já tem algo publicado sabe, uns mais, outros menos, o que é estar preso a uma editora por dois ou três anos e ter que se virar sozinho na hora de estabelecer contato com os pontos de venda e esclarecer dúvidas com os responsáveis pelas editoras a respeito do próprio trabalho.
Uma editora que não respeita seus autores, que não os dá ouvidos de maneira que eles se sintam à vontade, que não respondem às suas perguntas, ou ainda respondem insatisfatoriamente, estão fadadas a perder a chance de encontrar o autor diamante, aquele que poderá alçar o voo da editora dentre as grandes do mercado. Convenhamos, o autor não precisa da editora essencialmente, a editora sem escritores não é nada, mas nós podemos sobreviver com as gráficas, ou ainda com o espaço virtual. Mas, infelizmente, muitos profissionais do livro ainda não acordaram para esse fato. Portanto, você que está para decidir sobre uma editora pesquise muito a respeito disso, o canal de comunicação entre o editor e você deve ser confiável e dinâmico. Provavelmente vocês terão muito o que conversar nos anos em que perdurar o contrato e você não quer ficar isolado com sua obra, sem assistência alguma, ainda mais quando se está no início.
O outro ponto, a distribuição, já foi muito falado aqui no blog, o livro deve estar disponível no maior número de livrarias e sites da Internet possíveis. Existe muita gente querendo comprar sua obra, mas sem saber onde ela está à venda, o impulso será em vão. Então uma boa dica antes de fechar com uma editora é pesquisar sobre ela diretamente nos sites das livrarias, comece pelas maiores, se encontrar obras dela à venda nessas grandes livrarias, então isso já é um bom indicador de que a distribuição é bem feita.
Resumindo, distribuição e canal de comunicação são consideravelmente dois grandes fatores de sucesso da sua obra, o autor precisa de confiança quanto à editora e suporte nas vendas, sem isso, não faria diferença entre a gráfica e a editora, acredite, afinal é uma parceria, você não pode ser o único a ter que cumprir com deveres, então cuidado na escolha, e se sua editora atual não estiver satisfazendo esses dois pontos reconsidere a renovação ou permanência do contrato, há muitos profissionais sérios e de qualidade aguardando por você lá fora que podem dar o suporte necessário para você decolar de vez.

Sucesso!
Luís Delgado