Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Obra literária além da literatura

Muitas vezes citamos tendências nos artigos aqui do blog, mas o assunto que abordaremos hoje não possui uma data de nascimento específica. Com certeza você já se deparou com livros estruturados em tais moldes: gravuras, poesias, contos, podendo ainda ir mais longe, com acrósticos, sonetos e muitos outros.
São obras admiráveis e que revelam um enorme gosto de seus autores pelas mais diversas obras de arte. Com a facilidade de se publicar um livro hoje em dia podemos notar livros assim muito facilmente. Para início de conversa você deve se informar sobre um ponto básico a respeito dessa possibilidade, o registro.
Para adquirir os direitos autorais em livros com desenhos seus, estes desenhos devem ser registrados também, há considerações específicas sobre o registro de imagens, que você pode adquirir no site da Biblioteca Nacional.
Há quem utilize também imagens criadas por outros artistas, nesse caso lembramos para a importância de avisar o proprietário dos direitos e fazer referência a ele nos créditos da obra.
Um outro aspecto importante é o diálogo claro com o diagramador e também com o editor, pois é bem possível que ao selecionar incrementos gráficos, talvez você não tenha se dado conta de como exatamente eles e o texto vão estar relacionados nas páginas do miolo, portanto seja bem claro nas descrições e ao revisar a diagramação preste muita atenção.
No mais podemos discorrer sobre como tais livros causam tanto impacto, como agigantam a imaginação do leitor e facilitam sua compreensão a cerca da trama. Mesmo que indiretamente, pode ser também uma forte estratégia nas vendas, pois é inegável o poder persuasivo das imagens.
Na literatura infantil tal recurso é ainda mais forte, visto como captam a atenção do público mirim. Há autores que realizam uma verdadeira coletânea de tudo o que produziram e reúnem em obras assim, outros que dentro de uma essência, uma ideia comum, constroem todas estas vertentes para pluralizar uma mensagem, e o conseguem com excelência.
A ficção já teve suas dignas representantes, e continua tendo, vale a pena apostar nessa proposta. Se você quer se aventurar pelas várias faces e diálogos culturais da literatura, essa é verdadeiramente uma boa aposta, irá refinar sua visão artística e marcar sua carreira com um trabalho único. De tudo, é sempre uma grande oportunidade de aprendizado, não custa tentar, quem sabe seu universo múltiplo não se torna o próximo best-seller.

Sucesso!
Luís Delgado