Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal

Mensagem enviada no dia 18 de dezembro de 2010 a todos os que participaram do blog. Como ela mesmo diz, o blog é de todos, portanto, fica aqui para os seguidores e leitores também.


Olá amigos e amigas!

Recentemente vinha pensando em uma mensagem de Natal que levasse a todos vocês que fazem parte do Literária 15 o sentimento que compartilho neste primeiro ano do blog. É fato que nosso espaço não pertence somente a mim, ou aos escritores entrevistados, ou ainda poetas e poetisas que deram o ar de sua arte, mas além de todos os citados, não poderiam ficar de fora os seguidores, leitores que impulsionaram os números do contador e contribuíram para o sucesso da ideia.

Outro dia, deitado em minha cama esperando o sono, me peguei pensando em nosso país. Na força dos espaços independentes, nas organizações que nascem dentro da sociedade com um espírito de desenvolvimento humano tão apreciável. Pensei também nas forças antagônicas que lamentam pela cultura que não é valorizada no país, ou as que exaltam a nossa Literatura. Há muito a se considerar, mas podíamos considerar qual a nossa parte quando achamos que a realidade à nossa volta não está boa o suficiente.

Me concentrei no blog, me lembrei de quando tudo era apenas uma saída ao "não" que eu ouvia aqui e ali quando precisava de um espaço para divulgar meus livros. Hoje o Literária 15 é maior do que seu impulso original.

Neste momento agradeci à força invisível que nos cerca, agradeci a seres celestes por poder fazer algo pelo Brasil, agradeci por ter encontrado todos vocês, e de mãos dadas termos chegado até aqui. As lágrimas desceram pelo meu rosto, foi impossível, e não faria sentido, segurar a emoção. Ali fui feliz porque entendi a essência daqueles que fazem algo por sua nação, não dando ouvidos aos contras, acreditando na boa intenção, no talento de nossa gente, chegamos aqui. A bandeira que figura no blog não é mero patriotismo, é um sentimento de amor à nossa cultura, às nossas letras, costumes, idiomas, povo, entre tanto para se amar. Esse Brasil que cada geração acredita, esse sonho que nos une, esse país que é construído por todos nós, não é apenas mãe gentil, esse Brasil é também nosso filho. Não me fale dos maus políticos, me fale dos homens e mulheres que não aparecem nos telejornais, mas que fazem sua parte.

Mas acima de tudo, me fale de você de sua relação com a nossa Literatura. Sim, podemos atuar em todas as áreas, mas não nos esqueçamos de nossa essência. Somos escritores. E na construção de uma sociedade onde os livros valem ouro, podemos dar nossa contribuição maior. Neste Natal pedirei que essa mensagem fale fundo no coração de cada um de vocês, saibam que nesse instante amo todos vocês, os que estão aqui e os que passaram, somos irmãos em Letras, estamos eternamente unidos, e estarei sempre em favor de nossos filhos, os livros, em favor de que nunca digam a vocês que devem se calar, que nossa liberdade seja plena.

Aquelas lágrimas que surgiram durante a noite brilharão para sempre, posso dizer por hoje que fiz algo por meu país, que pela nossa arte, nosso bem, nosso amor, cheguei até aqui. Continuamos juntos.

Não somos mais as crianças do museu, somos gigantes do novo mundo!

Feliz Natal a todos e 2011 será apenas uma escolha. Escolha por você!

Carinhosamente,
Luís Delgado