Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cyber Parcerias

Navegando pela net, uma característica forte que se percebe, principalmente nos blogs, são as parcerias. Vou chamá-las aqui de Cyber Parcerias devido ao foco na rede, até por que, parcerias comerciais existem não é de hoje.
Isso mesmo, comerciais, você monta um blog para divulgar sua obra, ou talvez até mesmo o blog seja uma obra literária disponibilizada na rede, e um grande meio para potencializar esse produto, essa ideia, que você está lançando é contar com a ajuda de terceiros.
Existem grandes parcerias, e de vários tipos, e existindo ou não um movimento financeiro em torno dos envolvidos, elas são necessariamente comerciais no sentido de aumentar a visibilidade de algo a ser apreendido, no nosso caso obra literária.
Muito bem, passada a parte em que falamos sobre sentido e aproveitamento, vamos nos concentrar nos tipos de parcerias, especificamente financeiras e não-financeiras.
Ambas se estabelecem com uma propaganda no blog, geralmente um banner, relativo à livrarias, editoras, tipos de imprensa, entre outros. Um caso que podemos usar para descrever claramente o tipo financeira é quando seu blog é um verdadeiro sucesso, aí uma editora paga para você colocar um banner dela no seu espaço, que é um link, e paga por cliques como tem sido frequente ultimamente, ou estabelece previamente um contrato determinando um período de propaganda e o valor a ser pago independente dos acessos através do seu espaço na net. Poderíamos falar também na questão de outros autores que lhe enviam livros para você organizar sorteios, é financeiro no sentido que pagaram pelo serviço com produtos, livros, ou ainda que lhe outorgam o direito de vender obras deles e pagam uma comissão por isso.
Quanto ao tipo não-financeiro podemos destacar o trabalho de amigos escritores, por exemplo, dois autores donos de blogs, onde em um há propaganda do blog do outro, sem nenhuma remuneração por isso. É bem comum esse tipo de parceria. Posso citar o Literária 15, que promove autores nacionais sem cobrar nada por isso, e ao terminar a entrevista, quando o autor divulga sua entrevista, divulga não só o blog, mas como os outros autores que já foram entrevistados, assim como eles também o divulgam ao divulgarem suas entrevistas.
Mergulhe nessa possibilidade, procure parceiros compatíveis, analise propostas, veja o que vale a pena, pesquise bastante e monte suas parcerias, você vai ver como isso pode não só aumentar o número de seguidores e visitantes do seu cantinho na net, como também, pode fazer seu livro alçar voos cada vez maiores. Lembrando que os parceiros na net, podem ir e voltar, você dá a tônica da parceria e decide quando encerrar.

Sucesso!
Luís Delgado