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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lugar ao sol do mercado

Marketing e Propaganda dão sempre excelentes artigos e podem ser comparados a uma fonte inesgotável de dicas, estratégias para autores iniciantes, experientes, de editoras grandes, pequenas, ou gráficas poderem descobrir ou aperfeiçoar técnicas para suas obras chamarem atenção no mundo literário.
No estudo do Marketing existe uma estratégia chamada de Estratégia de Penetração. Poderíamos simplesmente dizer que isso diz respeito a vender seu livro por um preço mais barato ao entrar no mercado para visar uma crescida rápida. Mas sabemos que as coisas não são tão superficiais assim, sem querer dizer aqui que são complicados por isso.
No artigo anterior, falamos sobre investimentos no livro como produto, sobre uma fonte para impulsioná-lo em seus primeiros passos. No ponto atual focamos mais precisamente numa fase posterior, onde o livro já está impresso, onde o autor já possui exemplares em mãos para venda direta, independente de ter sido uma cota à qual tenha tido direito, ou uma quantidade que tenha comprado.
O fato é que ao diminuir sua margem de lucro inicialmente em favor de abaixar o preço, você aumenta em divulgação, uma divulgação feita através dos consumidores, pessoas que compram seu livro e às vezes o recomendam a outros simplesmente por terem simpatizado com a relação qualidade/preço. Você pode considerar ainda que após a leitura, tendo gostado da obra, os leitores valorizem ainda mais a acessibilidade dada por você com essa diminuição inicial.
Faça promoções, sorteios, aposte na conquista de espaço e, posteriormente, quando seu nome estiver estabelecido no espaço que você determinou, que as vendas já tenham iniciado um bom ritmo, você pode rever os preços para aumentar seu lucro de uma maneira equilibrada, que não afaste o público que você conquistou.
Não é necessário prejuízo, e talvez por vender mais e mais barato você tenha até mais lucro do que vendendo pouco a um preço alto. Experimente mais essa ferramenta do Marketing.

Sucesso!
Luís Delgado