Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

sábado, 28 de agosto de 2010

O Leque do Agente

Você já deve ter lido aqui no blog, na Dica 15, algo sobre Agentes Literários. Vou abordar um pouco mais o tema agora.
O Agente Literário realiza uma parceria com o autor, ganhando uma porcentagem deduzida do percentual recebido pelo escritor. Ou seja, do que você ganha com uma venda, uma parte vai para ele, diferentemente de um acessor de imprensa, que cobra um valor “x” para realizar uma divulgação do seu material dentro do espaço que ele atua.
Um agente tem interesse direto na venda, pois como eu disse, é daí que sai sua renda. Tudo é estabelecido através de um contrato. Existem diferentes tipos de agenciamento, mas basicamente o que é oferecido são a parte de venda e a participação em eventos, embora também seja comum escritores outorgarem aos agentes o poder de negociar os direitos do livro para peças de teatro, por exemplo.
Há profissionais que permitem ao autor escolher como será o repasse da renda e se o relatório de vendas será controlado por um ou por outro.
Mas nunca esqueça desses relatórios de venda, manter a veracidade de informações não é só uma medida de segurança, mas também um modo de estabelecer uma relação profissional e saudável com o agente contratado. E é bom que a relação entre os dois seja boa, pois seus interesses serão os mesmos.
Então, se anda precisando de uma ajuda para promover seus livros, ou seu nome no meio, saiba que esse profissional é super recomendado. Pesquise entre os existentes, e se quiser mesmo trabalhar com um, escolha o que vá direto às suas pretensões, pensando sempre no tipo de serviço que você quer e seus recursos, para juntos, obterem os melhores resultados.

Sucesso!
Luís Delgado