Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um milhão de capítulos

Que vez ou outra aparecem tendências humanas que atingem vários aspectos da arte não deve ser novidade para você. Muito menos de que a Internet tornou tudo muito objetivo. Podemos ver essas manifestações na nova literatura, muitos têm sido os autores que começaram a escrever romances com capítulos muito pequenos, de modo que, às vezes um livro de cerca de trezentas páginas possua mais de cem capítulos.
Também é verdade que isso não vem de agora, Érico Veríssimo, por exemplo, em Incidente em Antares, estrutura a obra na sua maioria com minúsculos capítulos. Talvez tenha sido um homem a frente de seu tempo, ou talvez a tendência da objetividade ultimamente tenha apenas sido exaltada e seja uma velha conhecida.
Com os E-Books, o hábito de ler uma história diante de uma tela de computador, ou podemos ainda aliar tudo isso à correria dos nossos tempos, sem falar nas tentativas tecnológicas de substituir o livro impresso, os leitores têm procurado muito por praticidade, percebe-se uma corrente que busca histórias menos complexas, mais claras e menos cansativas.
O fato é que para você escritor, pode ser um aprendizado incrível, capítulos pequenos permitem um ritmo diferente à linha narrativa. Sua história pode através desta enorme quantidade de capítulos prender a atenção do leitor usando ganchos em seus finais que despertem a curiosidade para a sequência da trama.
Verdadeiros mini blocos de ação dramática, que tendem ao específico e podem deixar seus objetivos e personagens mais bem definidos. Além do que, tudo isso pode despertar em você a qualidade de ser objetivo, algo fundamental no meio jornalístico, principalmente na web. E esse tom jornalístico pode abrir seus horizontes, enriquecer seu estilo sem deformá-lo, como também prepará-lo para ser, por exemplo, um colunista. Diversificar sua área na Escrita.
Estar ligado nas novidades, saber exercer uma pluralidade literária, e não ter medo de encarar novos desafios ao testar novos conceitos com certeza contribuirá para o seu melhor como escritor. Aproveite e faça um teste, escreva uma história pequena em capítulos pequenos, sem pretensão, ou quem sabe aquela ideia de um livro pode ser concebida nesses termos também e ser uma verdadeira obra-prima. Capítulos pequenos dão uma tônica diferente, e aqui vai um conselho, tente não ser sempre o mesmo, afinal o mundo muda constantemente. Experimente!

Sucesso!
Luís Delgado