Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

terça-feira, 15 de junho de 2010

Diversificar, ou Focar?

Dentro da Literatura, muitas vezes, contemplamos autores que passam uma vida inteira escrevendo dentro de um mesmo gênero, assim como encontramos outros que se aventuram sobre as mais variadas possibilidades. Não existe uma regra. Escreva apenas livros de terror! Ou Fantasia! Ou Biografias! É possível até mesmo diversificar dentro do mesmo assunto, como por exemplo, suspenses que mesclam um pouco de romance, realismo fantástico, drama, ou inserem personagens como lobisomens. Há escritores que até mantêm uma espécie de série de livros com um mesmo personagem e vez ou outra fogem para histórias com outro fundo, outro gênero. Isso falando apenas em obras de ficção, você pode ainda escrever sobre fatos reais, poesias, contos, crônicas e uma infinidade de caminhos literários.
Atualmente está até mesmo difícil definir os gêneros, como uma “Diversificação do Foco”, algumas editoras falam em gênero secundário. São tantas as combinações, tantos autores conseguiram brilhantemente realizar uma fusão, e até mesmo quebrar rótulos, que não existe mais uma “obrigação” em escrever apenas sobre um determinado assunto, ou que ele se passe ainda na mesma região sempre, enfim. É sempre bom diversificar sua escrita, não precisa encarar como um desafio, pode ser até que escreva algo que você nem mesmo tenha intenção de publicar um dia. Mas experimente criar algo diferente, pode abrir seus olhos para muita coisa, ampliar sua capacidade narrativa, vocabulário, métodos de criação e mais.
Porém, se você tem aquela série de obras com um determinado personagem, ou que se passa em um mundo que inventou, não precisa abandonar nada, pode mantê-lo com uma certa regularidade, assim, ao mesmo tempo em que afirma um estilo seu no mercado editorial, expande suas qualidades.

Sucesso!
Luís Delgado