Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

sábado, 1 de maio de 2010

Anabel Sampaio

No Literária 15 de hoje recebo minha amiga a escritora Anabel Sampaio. Uma autora que que concilia qualidade e produtividade literária em grande escala. Passeou com méritos por crônicas, poesias, artigos e nos presenteia recentemente com a primeira obra de uma admirável trilogia. Seus contos e romances se enveredam pelo campo da ficção científica, com base em fatos científicos e históricos. Anabel tem como referência em sua produção literária o mundo mágico da ficção científica, embasada na realidade de fatos históricos, levando o leitor a se deliciar com a trama de personagens que já encantaram o mundo literário no passado.

A autora está apoiada num excelente argumento que busca inspiração direta e abertamente na versão de Marion Zimmer Bradley para a lenda Arthuriana, Erich von Däniken do livro “Eram os Deuses Astronautas” e também do best seller “O Código de Da Vinci” de Dan Brown , este último tendo como pano de fundo para sua trama a Igreja Católica e seus mistérios nunca revelados, as várias hipóteses e mais precisamente a lenda da raça Merovíngia.
Segundo a crítica literária o livro, em si, tem potencial para se tornar tão bom quanto as suas referências principais (Brumas de Avalon e O Código de Da Vinci). Em determinados momentos a autora consegue expor mais “feeling” do que outros grandes autores do gênero.

Anabel possui uma capacidade incrível de entrelaçar culturas muito diferentes, fatos históricos, fictícios e temas chocantes com maestria e estilo prórpio. Uma narrativa impecável e digna de consideração dão à sua obra uma força crescente na literatura nacional. Prova disso são muitas de suas premiações, como o Diploma Destaque de Mérito Feminino da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História. – Casa da Fazenda. Morumbi. São Paulo- ABACH- São Paulo- 2010 e a Menção Honrosa Destaque Raimundo Nonato “Essas Mulheres Maravilhosas”. Taubaté. SP, 26 de março de 2010.

Artigos, participações e publicações;

Seres Humanos: Marionetes dos Anunnakis. Dia 17/3/2010
Alerta aproximação do Nibirú. Carta de um político Norueguês. Dia 02/03/2010
Efeito Exillis, o Efeito da Energia Vrill, 27/02/2010.
Fragmentos do Segundo livro da série Efeito Exillis. 20/02/2010.
O mistério dos Crop Circles. 23/01/2010.
Área 51, a área Altamente Secreta dos EUA. 23/01/2010
Série literária Efeito Exillis I. 11/12/2009.
O Projeto HAARP – HIGH FREQUENCY ACTIVE AURORAL. 11/11/2009.
Vampirismo. 10/11/2009.
A tecnologia Extraterrestre infiltrada no governo dos EUA. 18/10/2009.
The Philadelphia Experiment – Ações Secretas. 17/10/2009.
O Segredo das Sociedades Secretas. 23/09/2009.
Eram os Deuses Astronautas? Assim perguntou Erich... 22/09/2009.
Que Deus é esse que quer Chibatadas e Sacrifícios no Catolicismo. 22/09/2009.
Se estranho encontrado no Panamá. Anunnaki?
OPUS DEI – Mortificação? Chibatadas no Catolicismo. 19/09/2009
O tempo está passando mais rápido? Culpa da Ressonância Schumann
Nazistas e OVNIS, alguém duvida? 23/08/2009
Símbolo da Ordem Diabólica Skull&Bonés no Mosteiro São Bento. 11/08/2009.
Projeto Camelot & Efeito Exillis. 10/08/2009
Os Estados Unidos nas mãos dos Maçons. 01/02/2009.
A Maçonaria e sua relação com o livro Efeito Exillis. 29/01/2009.
Relação entre o Caso Roswell e o livro Efeito Exillis. 27/01/2009.

Participação de várias entrevistas em TV locais com assuntos sobre Teoria da Conspiração e Ufologia. TVMAIS, ORKUTV, CANAL20MG.

Participação de uma série de entrevistas sobre Ufologia – A Operação Prato, com documentos secretos de relevância do Caso. Consiste em uma série de 14 entrevistas quinzenais no Canal 20, a partir do mês de abril 2010 com o jornalista OCTÁVIO SCOFFANO. TV Canal20 MG.

Entrevistada do site de Selmo Vasconcelos.
http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com/2010/04/anabel-sampaio.html

Publicação do Livro de poesias de minha autoria “Mito” publicado em 1987 com duas edições vendidas.
* Classificação nos primeiros lugares de vários concursos literários com vários poemas e contos futuristas publicados em diversas revistas, jornais e livros brasileiros:
_Farrapo Humano - Publicado no livro- POETAS BRASILEIROS DE HOJE- Rio de Janeiro, 1985.
_O protótipo perfeito de Simpósia Rafrida – Conto publicado no livro “Antologia 2054” pela Editora Andross, abril 2010.
_O Conto de Carminho Procópio – Classificação em um concurso pela Editora Guemanisse.

Sua obra tem como prismas os gêneros: ficção científica, teoria da conspiração, esotérico, ufologia. Tido como um livro sem precedentes, e o primeiro de uma trilogia. Alguns desses gêneros são considerados ainda antagônicos. Você acha que essa visão vem mudando ultimamente?
Estamos vivendo um milênio de enigmas e inquietações, quando os assuntos sobre Armagedon "Dia do Juízo Final" , ufologia e Conspirações por grandes potências mundiais nunca estiveram tão presentes.
Segundo as religiões, estamos às portas do Segundo Advento Messiânico. É lógico que várias igrejas abusivas utilizam o "pavor do Armagedon" para justificar o sacrifício dos fiéis, objetivando utilizá-lo como uma ferramenta de "controle emocional". Porém, no que se refere a "questões antagônicas" citadas na pergunta é difícil acreditar que diante de ameaças de holocaustos nucleares e a ferocidade de catástrofes ambientais o homem esteja completamente alienado sobre essas profecias e sobre a ufologia. Embora todos esses assuntos sejam questionáveis e passíveis de descrédito existem informações compiladas em documentos históricos que abrem um leque de possibilidades verídicas e confiáveis.
Existe um paradoxo entre o "fantasioso proferido por algumas religiões" e as provas contundentes agregadas aos fatos palpáveis que só vem ao conhecimento dos homens com acesso a essas informações. É esse público que me fascina, pois eles comparam o que eu escrevo juntamente com o que existe de palpável. Para esses leitores, o que eu escrevo não é nada fantasioso, mas agrega às informações que eles já têm acesso. Nesse "feedback" existe uma troca de informações, eu o leitor.
Saliento que informações como dia do "Juízo Final" e assuntos ufológicos estão inexoravelmente ligados e documentados em papiros escritos há 4.200 anos. Segundo fontes sumérias existiu um desafeto entre o deus Enlil e o deus Enki, os dois clãs extraterrestres que dominaram o curso de eventos subseqüentes na Terra. O conto bíblico do Capítulo 6 do Gênesis relaciona a divindade Yahweh decidida a varrer a humanidade da face da Terra.
Todos esses documentos e mais uma centenas deles, confiáveis ou não, existem para dar respaldo no que muitas vezes é caracterizado como mera ficção científica. Entretanto, para o autor e para aqueles que possuem um pouco de informação, consiste em fonte de saber e de conhecimento.

De que maneira seus estudos sobre Sociedades Secretas e existência de Alienígenas mexeram com sua visão sobre a humanidade?
De fato, inevitavelmente mexeram comigo. Esses anos de pesquisas me deixaram convicta sobre como as entidades governamentais, religiosas e sociais manipulam a humanidade. Confesso que por inúmeras vezes chorei por meus antepassados terem morrido acreditando em tanta coisa vã. Além de que, lamentei profundamente por aqueles que estão na calada obscura da falta de informação. A visão que passei a ter da humanidade foi sombria: a humanidade sendo conduzida por uma mão dominadora, nefasta, alterando a seu bel prazer o estado mental da coletividade, o clima da Terra e outros fatores essenciais a nossa sobrevivência.
Tentei me aprofundar em certas questões cruciais. Em um dos meus livros, ainda inédito, minha personagem retornou ao ano de 33 d.C, em Jerusalém. Por esse motivo precisei pesquisar muito sobre fatos históricos dessa época. Todos os fatos pesquisados não condizem com o que acreditei até então. O mais decepcionante é pensar que a maioria dos homens ainda acredita.

Você já trilhou com sucesso pelo mundo da poesia, dos contos e também escreveu notáveis artigos. Sensibilidade e capacidade de, informar e expor, conclusões próprias ajudaram de que forma na criação da narrativa em Efeito Exillis 1 - O Segredo das Sociedades Secretas?
Para escrever Efeito Exillis 1 - O Segredo das Sociedades Secretas eu precisei me despir de todas as emoções e de todas as características de personalidade da Anabel autora e me transformar em Valentine. Uma mulher que desvendava o sobrenatural de forma corajosa, que sofreu e se viu derrotada inúmeras vezes em sua missão designada pela CIA.
O conhecimento científico e histórico fez com que eu conduzisse a trama, procurando dar leveza às situações que por si são "pesadas", pois o livro descreveu rituais com pactos de sangue e orgia. Por isso a minha preocupação a todo instante foi "quebrar" essas narrativas com "pinceladas" de fantasia como o encontro da personagem com os Cavaleiros da Távola Redonda e sua ida à Ilha Sagrada de Avalon.

No ambiente da Trilogia Efeito Exillis há muitos temas conectados, muita polêmica, enfim, material suficiente para inúmeras obras literárias. Desde o início você imaginou a possibilidade de uma trama estendida em mais de um livro?
Não imaginei. A história tomou "corpo" e surpreendentemente cresceu e adquiriu personalidade própria. Como um filho que traz todas as suas gerações em anexo: infância (livro 1), puberdade ( livro 2) e maturidade ( livro 3). Esse filho está preste a trabalhar pela missão que lhe foi designada: através da leitura levar a informação ao leitor de forma que ele consiga distinguir o que é fantasia e o que é realidade. O limite de ambas será o maior desafio para o leitor.

Os temas se sucedem a cada nova obra da trilogia, ou são os mesmos em todas e são explorados (avançam) juntos ao longo da trama?
A trama continua nos 3 livros. Porém, não será necessário o leitor ler o primeiro para entender o segundo, nem o terceiro e vice e versa. O assunto do primeiro se refere ao passado, à formação e ao objetivo das Sociedades Secretas, Caso Roswell, bases subterrâneas e extraterrestres e um grande segredo milenar.
O segundo livro se refere à atualidade, embora a personagem viaje no tempo de 33 anos d.C. O segundo livro cita grandes experiências de engenharia genética, viagem no Tempo e outras experiências de impacto tecnológico. A personagem foi convocada para participar de experiências nos laboratórios da NASA.
O terceiro livro se passa no ano de 2080 com a realidade futurista e pessimista do sucesso do estabelecimento do Governo Único Mundial.

Apesar de ser uma obra de ficção, há fatos históricos reais. Como foi pesquisar sobre temas com tantas teorias e “verdades” como o Caso Roswell e as 13 famílias Iluminadas do mundo?
Foi fantástico! Uma grande surpresa descobrir a correlação entre eles. Não foi difícil fazer a trama desde que todos os grandes acontecimentos e fatos da humanidade estão fundamentados em um único Segredo que atravessa o tempo, confunde civilizações e consistiu em objeto de cobiça de homens como Adolf Hitler. Apenas raros homens escolhidos têm acesso a esse segredo, porém, todas as grandes potências mundiais têm acesso ao Segredo do Efeito Exillis.

Seu blog é fantástico, tem um número espetacular de visitas e um conteúdo excelente. Que conexão você mantém entre ele e as obras? É uma complementação, ou explanação, de conteúdo?
Obrigada pelo elogio! De fato, consiste em uma complementação de assuntos abordados em meus livros. Por ser romanceado eu não consigo me aprofundar em alguns temas. Mesmo colocando "notas de rodapé", eu acabo não conseguindo explicar da forma que fique convincente para o leitor. Além do mais, principalmente o livro 1 tem na minha opinião um excesso de informações e isso fez com que ele ficasse maior do que eu desejava. Procurei corrigir isso nos livros 2 e 3, deixando-os com maior leveza a fim de conduzir o leitor para uma leitura menos cansativa.
Com informações no blog, eu reduzi bastante o livro 2 e o livro 3, lógico que, na expectativa que as pessoas tenham acesso ao endereço: http://www.efeitoexillis.blogspot.com/

Trecho da obra:
Eu me sentia como uma herética medieval frente a uma acusação da Santa Inquisição. Resfolegando com a perspicácia melodiosa de “Flauta mágica” de Mozart, adentrei a câmera do meio com o peito aberto e uma corda com um nó de carrasco circulada em meu pescoço, os olhos vendados e fui tateando na escuridão até chegar frente ao venerável Mestre, que fincou de leve uma lança afiada em meu peito:
__ Sentes alguma coisa? __ Sim, eu sinto. __ Então, que essa ponta seja um ferrão em tua consciência, assim como a morte instantânea se algum dia traíres o Segredo que agora te será comunicado. __ Prefiro a morte à trair a confiança Sagrada de quem me depositou o Grande Segredo! Foi quando vislumbrei a cova aberta em cuja parte superior estava um crânio humano posto sobre duas tíbias cruzadas. Sofri um fraco golpe em minha têmpora esquerda e os Diáconos fizeram eu me ajoelhar, mas quando vi o venerável Mestre debruçar-se sobre o pedestal, me puxaram até que eu caísse na cova.
Foi quando vislumbrei a cova aberta em cuja parte superior estava um crânio humano posto sobre duas tíbias cruzadas.
Sofri um fraco golpe em minha têmpora esquerda e os Diáconos fizeram eu me ajoelhar, mas quando vi o venerável Mestre debruçar-se sobre o pedestal, me puxaram até que eu caísse na cova. Quando fui coberta por uma mortalha de forma que apenas o meu rosto ficasse descoberto. Nesse instante, o Venerável Mestre me segredou o Efeito Exillis.



Efeito Exillis
O Segredo das Sociedades Secretas


Gênero: Ficção científica, teoria da conspiração, esotérico, ufologia.
Tagline: O grande segredo do Caso Roswell e das 13 famílias Iluminadas do mundo.

A trilogia Efeito Exillis é uma ficção científica eletrizante que percorre os campos épicos, tendo como pano de fundo a saga do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Percorrendo cenários como o caminho de Santiago de Compostela, a Ilha Sagrada de Avalon e cidades desaparecidas nas mediações do Mar Morto.

É uma narrativa embasada em fatos históricos e científicos, revelando um Segredo Sagrado Milenar, objeto de conspirações entre as Sociedades Secretas.
O mistério fica por conta dos poderes mágicos da Pedra Graal, a Lapis Exillis e o interesse que ela desperta em chefes de potencias como a Coréia do Norte, Alemanha e Estados Unidos da América. O livro explica a obsessão do Reich alemão Adolf Hitler para encontrar essa pedra, o uso da mesma pela Coréia do Norte no conflito de 1950 contra os Estados Unidos, além do Caso Roswell e teorias conspiratórias alienígenas. Todos os fatos compilados em relatos históricos verdadeiros e manuscritos datados de primórdios da criação.

No ano de três mil anos a.C. Salomão, recebendo a Pedra Graal por direito de linhagem, construiu o seu Templo onde escondeu a Pedra na Arca da Aliança. Devido aos efeitos de levitação dessa Pedra, a Arca flutuava a uma distância de dez centímetros do chão.
Mais tarde, em posse da Antiga Religião, os druidas passaram a Jesus Cristo a Pedra Graal, qual adornou o Cálice da Última Ceia. Minutos antes de sua crucificação, Jesus confiou a José de Arimatéia a missão de levar o cálice até Cornualha, o qual deveria ser entregue à família do próximo sucessor da linhagem, o Rei Artur.

Entretanto, no século XX, uma mulher recebe um chamado da CIA para exercer uma missão secreta no Caminho de Santiago de Compostela. Essa missão é a busca do Santo Graal, uma esmeralda da quintessência com extraordinários poderes mágicos. Todavia, essa pedra está sendo também procurada pela sociedade secreta, os Illuminatis, para fins de concretizar a Nova Ordem Mundial, além de cumprir sua promessa de vingança contra a Igreja Católica, por ocasião da Santa Inquisição.

Durante sua missão, a personagem sofre os mesmos artifícios aplicados pelos coreanos nos soldados americanos na guerra da Coréia, em 1950. Porém, a personagem consegue utilizar todo o potencial da magia da Esmeralda para se proteger.
Não percam as grandes descobertas sobre os poderes dessa Pedra lendária, dentre eles o Efeito Exillis que permite que Valentine viaje no tempo até o ano de 33 d. C em busca de mistérios como a Arca da Aliança e os Cavaleiros Templários do Priorado de Sião.

Anabel pesquisou muito para trazer ao conhecimento geral fatos contundentes e secretos, de conhecimento exclusivo do serviço secreto de Inteligência de grandes nações como Estados Unidos da América e Coréia do Norte. Descrevendo com peculiaridade os rituais de magia negra e Ordens como Illuminatis, clones & bonés e Ordem Negra. Não percam muita ação, suspense e uma história repleta de temas polêmicos que vão desde os grandes mistérios, culminando uma visão sombria sobre o destino da humanidade.

Autora: Anabel Sampaio
Editora: Eskalab Editora
Número de páginas: 378
ISBN: 856125104 - 2
Assunto: Ficção científica
Número da edição: 1º edição, 2009.
Formato: 14,8 x 21
Preço: R$ 59,00

CONTATO COM A IMPRENSA:
Anabel Sampaio
e-mail: anabel_efeito.exillis@yahoo.com
blog: http://www.efeitoexillis.blogspot.com/
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=tr&uid=7913751862427841191
Facebook:
http://www.facebook.com/home.php?ref=home#/profile.php?id=1264689481&v=info&ref=profile
No Twitter : http://twitter.com/efeitoexillis
Fone: (11) 66783230

CONTATO COM A EDITORA:
011- 3171-2190 - Sr. Sylvain
AVENIDA PAULISTA, 2073, HORAL, CJ.2315, CERQUEIRA CÉSAR, 01311 – 300
REVISTA@NEWSLAB.COM.BR

PEDIDOS DO LIVRO:
http://www.bandbook.com.br/
setor livro – esoterismo.


Luís Delgado