Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Antolo... o quê? Antologia!

Você já deve ter se deparado com elas algum dia. Antologias são reuniões literárias que podem ser de poemas, ou contos. Podem ser agrupados por tema, período e até autoria.
Muitos autores participam destes trabalhos por convite ou concurso, e as antologias, por reunirem, na maioria das vezes, uma grande quantidade de autores, tem um forte canal de divulgação.
Um editor idealiza o projeto com tema, tamanho das histórias, geralmente curtas, e prazo para entrega. Assim, recebe material até além do esperado, pode mudar o projeto para atender à demanda, ou selecionar os que participarão.
Existe também o caso de um autor e até mesmo grupo de autores que decidem escrever uma e depois procuram editora.
Quando for um projeto formulado por uma editora, ela com certeza informará as regras e o que é necessário para ingressar na antologia, mas se você está afim de realizar uma, não pense que é um bicho de sete cabeças. Cada autor registra seu(s) conto(s) e depois, ao encontrarem uma editora, um responsável assina o contrato respondendo pelos direitos autorais dos outros, e assim a obra sai assinada como “vários autores”.
O fato é que elas andam invadindo o mundo da literatura cada vez mais, trocando experiências os autores acabam criando uma obra que, mesmo tendo uma temática, é por natureza eclética, recheada de estilos. De qualquer forma você pode aprender muito no intercâmbio com os autores e até se tornar mais conhecido no meio literário.

Sucesso!
Luís Delgado