Um novo conceito em Blog Literário!

Espaço dedicado à divulgação de autores brasileiros, além de matérias e dicas sobre Literatura.
Contato: literaria15@gmail.com

Busca do Literária 15

terça-feira, 2 de março de 2010

Terminei meu livro. E agora?

Você que acabou de escrever seu livro já deve ter feito esta pergunta. Não é para menos, nos aventuramos no mundo literário e assim que nossa obra está completa, diante dos inúmeros caminhos, acabamos ficando um pouco perdidos.
A princípio, a grande questão é em relação à garantia dos direitos autorais, você com certeza quer e deve registrar sua obra antes de começar a enviá-las às editoras.
Apesar de parecer algo complicado, trata-se de uma tarefa simples, que começa no site da Fundação Biblioteca Nacional, http://www.bn.br/ , na guia Serviços a Profissionais, procure pelo menu Escritório de Direitos Autorais e em seguida Registro ou Averbação.
Tudo está explicado nos arquivos em pdf disponíveis para download, basicamente você deverá imprimir seu livro e encaderná-lo, depois rubricar cada página, e a propósito, elas deve estar numeradas. Envie ainda cópia do RG e CPF junto com um comprovante de residência. Os outros documentos são o Formulário e a GRU(original), ambas disponíveis no site, mas CUIDADO, sempre verifique os procedimentos no site, pois algumas regrinhas mudam às vezes, mantenha-se ATUALIZADO.
Você deve acondicionar tudo em uma pasta polionda e encaminhar para o endereço que vem no Formulário, o prazo para receber a certidão é de mais ou menos 3(três) meses.
De posse desse documento que lhe garante a propriedade do livro, agora é hora de você começar sua jornada em busca de uma editora para realizar seu sonho de ter, quem sabe, a primeira de muitas obras publicadas.

Sucesso!
Luís Delgado